Manual de pinturas Multcollor


  • Manual de Pinturas Especiais:
  • Processos de Pinturas Especiais

Marmorização Passo a Passo

Etapa de Fundo Manchado sem Contraste

Etapa de Manchas e Veios

Etapa de Rachaduras


Etapa de Fundo Manchado sem Contraste

Material usado: Esmalte Sintético Acetinado, diluente à base de Aguarrás, estopa e um pedaço de malha de algodão.

Observação: Para quem não conhece os movimentos há três maneiras de fazê-lo:

  • a) esfregando; b) batendo; e c) Aplicando a malha sem esfregar fazendo um semicírculo com a mão.

E22-01.JPG (21405 bytes) Figura 1 – Pincelar as duas cores da tinta esmalte sintético acetinada, já organizando-as por área para criar o eixo de pintura.

 

E22-02.JPG (21994 bytes) Figura 2 - Embeber a estopa no diluente e espremer o excesso. Esfregar a estopa úmida para tirar a marca da pincelada.

 

E22-03.JPG (21851 bytes) Figura 3 – Logo em seguida, bater a estopa sobre a superfície para ir dispersando a tinta.

 

E22-04.JPG (22665 bytes) Figura 4 – Secar a superfície com um tecido usando uma estopa envolta em malha de algodão, você pode criar um mata-borrão para esfumaçar sua pintura).

 

E22-05.JPG (19339 bytes) Figura 5 – Este é o aspecto que terá o trabalho com a etapa de fundo manchado sem contraste terminada. Você começará a partir daqui a etapa de manchas e veios.

Top2.gif (156 bytes)

 


Etapa de Manchas e Veios

Material usado: Esmalte sintético Acetinado ( na mesma cor do fundo ), Diluente à base de Aguarrás, estopa e um pedaço de malha de algodão. Material usado: Esmalte sintético Acetinado ( na mesma cor do fundo ), Diluente à base de Aguarrás, estopa e um pedaço de malha de algodão.

Observações:

1 - Para quem não conhece os movimentos:

  • a) Movimento Vassourinha

 

  • b) Maquiando o efeito estrada

 

2 – Os veios devem ser descontínuos, com larguras diferentes ao longo da extensão da linha, angulosos e não arredondados e apesar de estarem todos no mesmo eixo do manchamento do fundo, apresentar pouco paralelismo ponto a ponto.

 

E23-01.JPG (20287 bytes) Figura 1 – Com o movimento vassourinha, varrer a tinta do fundo e criar uma linha na marca de parada da mão. A linha criada segue a mesma direção das manchas de fundo.

 

E23-02.JPG (23507 bytes) Figura 2 – A medida que o veio vai sendo desenhado, bater a estopa como se estivesse maquiando a marca branca lateral que chamamos de efeito estrada.

 

E23-03.JPG (23733 bytes) Figura 3 – Precisando repor tinta no trabalho, retire o excesso esfregando antes a estopa em um outro suporte.

 

E23-04.JPG (18550 bytes) Figura 4 – Ao terminar esta etapa, sua pintura terá este aspecto e você poderá, portanto, passar a última etapa.

Top2.gif (156 bytes)

 


Etapa de Rachaduras

Material usado: Diluente à base de Aguarrás e cotonete de algodão.

Observações:

  1. Umedecer o cotonete em diluente e rodar no canto da mão para saber qual o lado que está enrolado o algodão.
  2. Para que suas rachaduras não fiquem desenhadas como minhocas, nem seu mármore fique parecendo foto aérea de um rio, segure o cotonete de uma forma tão desconfortável que você não conseguirá conduzi-lo sobre a pintura.
  3. Segure o cotonete sempre com dois dedos (polegar e indicador); pela ponta, não pelo meio; e deslize-o deitado, não de pé.

 

E24-01.JPG (21259 bytes) Figura 1 - Segure e deslize o cotonete como indicado na ilustração, só que de vez em quando, pare e rode-o no sentido em que o algodão foi enrolado, deixando a linha mais grossa e com alguns pontos mais brancos.

 

E24-02.JPG (20280 bytes) Figura 2 - Agora você cumpriu as três etapas, mas lembre-se que se houver necessidade suprima ou desenvolva mais alguma das três etapas para criar mármores específicos.

Top2.gif (156 bytes)


Dicas para aplicação na parede

Evite padrões confusos e respeite os padrões dos veios para que parede pintada não fique parecendo que foi usado mármores de diferentes fontes. Cada mármore tem seu desenho e é cortado em lâminas seguindo este aspecto. Uma parede com o mármore pintado sem respeitar o padrão dos veios fica com a aparência falsa.

Top2.gif (156 bytes)


  • Você tem alguma dúvida???

Preencha nosso Formulário .


 
Entre em Contato:
Pinturas Multcollor Ltda

www.multcollor.com.br               multcollor@multcollor.com.br

Rua Souza Lima, 130 - cep 01153-020 - São Paulo - SP - Brasil

Tele-Fax: (0**11) 3 826-6977 - Celular (011) 9709-4030

MULTCOLLOR - Alto Padrão em Pinturas

1999-2000-2001 © - All Rights Reserved